Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

O SEQUENCIAMENTO DE ARRANJOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CANTO COLETIVO NA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Baseados na pedagogia Kodály (1974), autores contemporâneos desenvolveram propostas de sequenciamento progressivo de habilidades musicais pelo canto. Porém, existem desafios para aplicação dessa abordagem na escola pública, como a ausência de arranjos considerando esse viés. Nesse sentido, objetiva-se verificar a eficácia do ensino de canto coletivo utilizando a criação de arranjos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento gradual de habilidades musicais. O lócus desta pesquisa foi uma escola pública do município de Fortaleza, vinculada ao Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. O estudo foi realizado por um período de quatro meses em encontros semanais de duas horas com alunos do oitavo ano. Utilizou-se uma metodologia qualitativa com delineamento de estudo de caso (GODOY, 2009) e um diário de campo como ferramenta para coleta de dados. Fundamentando-se em Leck e Jordan (2009), Houlahan e Tacka (2023) e Fragoso (2018), observamos que os benefícios dessa abordagem foram limitados pela evasão, falta de estudo regular e desvalorização do ensino de música. No entanto, os arranjos foram bem-sucedidos na progressão do canto em partes e percebeu-se o progresso nas habilidades rítmicas dos alunos, com um tímido avanço das habilidades melódicas.

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