Como acontece o planejamento de ações pedagógicas na Educação Infantil? De que forma o interesse das crianças é considerado? Essas são algumas das questões que movem este trabalho. Na Educação Infantil, busca-se abordar sobre temas que sejam de interesse e que façam parte da realidade social vivida pelas crianças, para assim ampliar suas experiências e vivências sobre aquilo que as instiga. Para tanto, é necessário escutar as crianças com sensibilidade para que seja possível realizar um planejamento com base em seus interesses, curiosidades e necessidades. Este trabalho busca descrever e analisar como acontece o planejamento de ações na Educação Infantil, tomando como base as atividades desenvolvidas no projeto de Residência Pedagógica em Pedagogias e Culturas da Infância na Educação Infantil. Para análise documental foram utilizadas as narrativas, fotografias, áudios e vídeos registrados, assim como as anotações do diário de campo das residentes. Algumas ideias e princípios defendidos por Madalena Freire (2022) e Paulo Freire (2022) fundamentam este trabalho com discussões acerca do tema. Observamos a necessidade do registro e do olhar atento, curioso e sensível para tudo que se produz com as crianças e para seus saberes e experiências. Diante disso, reconhecemos a necessidade de conhecer tais saberes para poder planejar propostas que possam ampliar o que as crianças sabem, dizem e vivenciam. Tendo em vista as observações desenvolvidas no Residência Pedagógica, defendese, neste trabalho, que um planejamento bem estruturado e intencional a partir das observações cotidianas pode assegurar direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.