Um incômodo quando adentramos, especialmente, a escola-campo e as salas de aulas das licenciaturas na Universidade é uma distância do vivido no Amazonas com as perspectivas de educação. A regionalidade, as culturas e diversidade amazonenses por vezes são submergidas por outras forças na dinâmica educacional e formativa. Assim, evidenciamos que o tema formação para uma docência amazonense com o PIBID e PRP se torna potente e emerge no objetivo deste trabalho em discutir confluências entre os programas PIBID e PRP da Universidade do Estado do Amazonas que desaguam em processos de formação para uma docência amazonense a partir de seus projetos institucionais. Através de uma pesquisa qualitativa em educação, utilizamos a pesquisa documental pautada na leitura dos projetos institucionais dos programas atuais para essa discussão. Entre os resultados, destacamos as confluências das Propostas Institucionais em movimento de uma formação docente amazonense e ao olhar aos subprojetos ainda os percebemos em menor proporção essa regionalidade. Enquanto considerações, podemos dizer que PIBID e PRP da UEA vêm construindo uma história de formação docente mais local e mais amazonense, numa ideia de Amazônia que é natural, urbana, miscigenada e tecnológica.