A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação é essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Este estudo aborda os desafios enfrentados pelos professores para utilizar essas ferramentas, especialmente considerando a disparidade digital entre os alunos. O objetivo é destacar a importância do Programa PIBID na formação inicial de professores, com foco na aplicação das TICs no ensino de Geografia. O projeto foi conduzido no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Tocantins (IFTO), utilizando a tecnologia para auxiliar as aulas de geografia do ensino médio. A metodologia incluiu a supervisão da professora titular da disciplina e o uso de laboratórios de informática para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que a integração das TICs promoveu uma abordagem mais dinâmica no ensino de Geografia, permitindo uma imersão significativa nos conceitos geográficos. Além disso, a realização de quizzes e oficinas de informática ajudou a identificar e superar as dificuldades dos alunos nessa área. O PIBID desempenha um papel fundamental na capacitação dos futuros professores para lidar com os desafios do ambiente educacional digital. Essa experiência prática não apenas fortalece o compromisso dos acadêmicos com a educação, mas também os prepara para assumir seu papel como educadores comprometidos e capacitados.