A formação docente inicial prepara educadores para serem profissionais qualificados, dessa maneira, os Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESO) e Programa de Residência Pedagógica (PRP) possibilita a integração teoria e prática. Este estudo apresenta as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório e a Residência Pedagógica, utilizando as dimensões propostas por Caires (2003) como base para análise. Foram destacadas diferenças significativas entre as duas experiências. Enquanto o Estágio Supervisionado apresentou limitações na socialização profissional, autonomia em sala de aula e identificação de recursos, a Residência Pedagógica proporcionou uma imersão mais profunda no ambiente escolar, promovendo aprendizagem abrangente e interações enriquecedoras com a comunidade escolar. Sendo assim, foram enfatizados os impactos dessas diferenças nas dimensões analisadas, ressaltando a importância da supervisão e do apoio para o desenvolvimento profissional dos licenciandos. Conclui-se que as dimensões propostas por Caires (2003) na análise e comparação das experiências de formação docente, possibilita uma reflexão que visa à melhoria contínua dos programas de formação e a qualidade do ensino nas Universidades para atender as escolas de Educação Básica.