Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

MEMÓRIAS FORMATIVAS DO PIBID: UM ENCONTRO COM A REALIDADE DOCENTE ATRAVÉS DA FERRAMENTA WORDWALL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107249
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 312
    "inscrito_id" => 2334
    "titulo" => "MEMÓRIAS FORMATIVAS DO PIBID: UM ENCONTRO COM A REALIDADE DOCENTE ATRAVÉS DA FERRAMENTA WORDWALL"
    "resumo" => "As TICs são imprescindíveis para o funcionamento da sociedade atual contribuindo relativamente no âmbito da educação e consequentemente no ensino e na aprendizagem dos indivíduos. O presente trabalho tem como objetivo descrever por meio de um relato de experiência as memórias formativas construídas através de uma oficina pedagógica, que foi desenvolvida com os professores, visando estabelecer uma formação continuada na área tecnológica por meio do site Wordwall. Realizou-se uma exposição teórica dialogada, a apresentação da ferramenta utilizada e o passo a passo da sua construção/aplicação, além de, disponibilizar um material em vídeo para que os profissionais docentes consultassem. Nesse sentido, o desenrolar da oficina revelou a conjuntura tecnológica da instituição na qual a aplicamos, pois que, embora a escola tenha sido contemplada com uma política pública que visava à distribuição de computadores portáteis para os professores, esta, não detinha sequer um espaço ou laboratório de informática e apresenta uma insuficiência de aparelhagem tecnológica. Assim, a oficina nos revelou que existem dificuldades no que tange a utilização de equipamentos tecnológicos e das linhas de acesso, principalmente em escolas de caráter público. Além de que, a escassez de investimentos na formação continuada, nessa área, mostra-se um problema latente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2334_TB312_19042024165936.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.silva73320@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107249
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 312
    "inscrito_id" => 2334
    "titulo" => "MEMÓRIAS FORMATIVAS DO PIBID: UM ENCONTRO COM A REALIDADE DOCENTE ATRAVÉS DA FERRAMENTA WORDWALL"
    "resumo" => "As TICs são imprescindíveis para o funcionamento da sociedade atual contribuindo relativamente no âmbito da educação e consequentemente no ensino e na aprendizagem dos indivíduos. O presente trabalho tem como objetivo descrever por meio de um relato de experiência as memórias formativas construídas através de uma oficina pedagógica, que foi desenvolvida com os professores, visando estabelecer uma formação continuada na área tecnológica por meio do site Wordwall. Realizou-se uma exposição teórica dialogada, a apresentação da ferramenta utilizada e o passo a passo da sua construção/aplicação, além de, disponibilizar um material em vídeo para que os profissionais docentes consultassem. Nesse sentido, o desenrolar da oficina revelou a conjuntura tecnológica da instituição na qual a aplicamos, pois que, embora a escola tenha sido contemplada com uma política pública que visava à distribuição de computadores portáteis para os professores, esta, não detinha sequer um espaço ou laboratório de informática e apresenta uma insuficiência de aparelhagem tecnológica. Assim, a oficina nos revelou que existem dificuldades no que tange a utilização de equipamentos tecnológicos e das linhas de acesso, principalmente em escolas de caráter público. Além de que, a escassez de investimentos na formação continuada, nessa área, mostra-se um problema latente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2334_TB312_19042024165936.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.silva73320@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

As TICs são imprescindíveis para o funcionamento da sociedade atual contribuindo relativamente no âmbito da educação e consequentemente no ensino e na aprendizagem dos indivíduos. O presente trabalho tem como objetivo descrever por meio de um relato de experiência as memórias formativas construídas através de uma oficina pedagógica, que foi desenvolvida com os professores, visando estabelecer uma formação continuada na área tecnológica por meio do site Wordwall. Realizou-se uma exposição teórica dialogada, a apresentação da ferramenta utilizada e o passo a passo da sua construção/aplicação, além de, disponibilizar um material em vídeo para que os profissionais docentes consultassem. Nesse sentido, o desenrolar da oficina revelou a conjuntura tecnológica da instituição na qual a aplicamos, pois que, embora a escola tenha sido contemplada com uma política pública que visava à distribuição de computadores portáteis para os professores, esta, não detinha sequer um espaço ou laboratório de informática e apresenta uma insuficiência de aparelhagem tecnológica. Assim, a oficina nos revelou que existem dificuldades no que tange a utilização de equipamentos tecnológicos e das linhas de acesso, principalmente em escolas de caráter público. Além de que, a escassez de investimentos na formação continuada, nessa área, mostra-se um problema latente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.