A educação sexual por muito tempo foi negligenciada e limitada nas instituições educacionais públicas do Brasil, ganhando visibilidade nas últimas décadas devido às discrepâncias registradas pelo aumento no número de gravidez em idade precoce e o número de transmissão de ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis) terem disparado entre os jovens e adolescentes devido a ausência de orientação científica e cotidiana sobre o conteúdo. Em seu papel social, a escola recebe atribuição legal e documentada para possibilitar espaços de construção de conhecimento científico e crítico acerca das infecções sexuais por meio de atividades interdisciplinares, no entanto, ainda persiste muita resistência na aplicabilidade do assunto. Este artigo apresenta uma estratégia didática dividida em dois momentos (atividade prática e teórica), objetivando facilitar o ensino e a aprendizagem sobre as ISTs, utilizando uma abordagem visual e interativa centrada no aluno. A dinâmica foi desenvolvida em uma Escola Estadual localizada no município de Maceió-AL, planejada dentro do componente curricular Projeto de Vida e atribuída a uma turma do segundo ano do ensino médio. Os resultados da aplicação da dinâmica didática indicam requisitos relacionados às: 1) competências socioafetivas; 2) contribuições da dinâmica visual na construção da aprendizagem significativa; 3) dúvidas acerca da temática. A mediação da atividade se mostrou positiva no quesito participativo, dispondo liberdade e engajando a colaboração direta de todos discentes.