Este trabalho tem o propósito de abordar a eficiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), iniciado em 2007 e coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Órgão do governo federal. E também de descrever a importância do PIBID na formação primaria de educadores. Através de uma entrevista realizada com um ex-bolsista do programa, que atuou no ano de 2020 até 2022 em duas escolas localizadas no município de Palmeira dos Índios. O trabalho foi escrito após uma reflexão sobre o programa, sua contribuição para a educação, formação de seus bolsistas como pesquisadores e, em projetos já aplicados. A história oral foi utilizada para produção de entrevista, material utilizado no trabalho. E obras bibliográficas foram consultadas para a fundamentação teórica. Analisamos que esta pesquisa demonstrou resultados positivos para o bolsista entrevistado, em aspectos de melhoria em suas práticas na sala de aula, como a melhoria das práticas pedagógicas, controle emocional e atuação como pesquisador.