A presente pesquisa intitulada de “Construindo saberes a partir das intervenções pedagógicas realizadas pelo Programa Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco”, tem como objetivo identificar as intervenções didáticas educacionais realizadas pelos residentes nas escolas-campo pelo Programa Residência Pedagógica (PRP). Sendo do tipo qualitativa, a pesquisa buscou explorar e conhecer os dados necessários por meio do levantamento dos projetos de intervenções vivenciadas pelos/as residentes nas escolas que sediaram o PRP. Baseado nos dados coletados, é possível observar análises feitas dos próprios residentes do PRP, acerca da relevância do programa e a sua colaboração para o avanço da alfabetização e o incentivo à leitura. Como também, a importância da musicalidade na educação, compreensão do lugar da mulher na literatura e exploração dos gêneros textuais. Além de, desenvolver consciência crítica aos estudantes, relatos experiência dos bolsistas, análises de abordagens tecnológicas como metodologia de ensino e outros pontos. A discussão dos tópicos apresentados na referente pesquisa demonstram que o Programa Residência Pedagógica, possibilita aos bolsistas evoluções em suas práticas docentes iniciais, como também aos estudantes da escolas-campo a oportunidade de debater, criar e desenvolver conhecimento através das práticas pedagógicas.