PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERATIVAS: O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107226 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 1342 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERATIVAS: O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA." "resumo" => "O ensino de ciências enfrenta desafios na contemporaneidade, especialmente na manutenção do interesse dos alunos diante de abordagens tradicionais. A introdução de jogos lúdicos emerge como uma estratégia pedagógica inovadora para tornar o aprendizado científico mais envolvente e acessível. O estudo, realizado no Colégio Estadual Osvaldo Franco durante um programa de iniciação à docência, demonstrou a eficácia desses jogos em promover um engajamento significativo dos alunos. A metodologia adotada incluiu a confecção de materiais como o disco de Newton e o telefone sem fio, além de jogos de roleta e exposição de caixas entomológicas. Através dessas atividades práticas, os alunos foram incentivados a explorar conceitos científicos de forma tangível e contextualizada, promovendo um aprendizado mais profundo e duradouro. Os resultados obtidos revelaram um aumento do interesse dos alunos, além do desenvolvimento de habilidades científicas essenciais, como o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os jogos lúdicos proporcionaram uma experiência educativa envolvente, permitindo aos estudantes compreenderem a importância da ciência no contexto da vida cotidiana. Espera-se que este estudo contribua para aprimorar as práticas pedagógicas, incentivando abordagens inovadoras centradas no aluno e capazes de transformar o ensino de ciências em uma experiência significativa e transformadora." "modalidade" => "Mostra de Tecnologia de Inovação Educacional" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD3_ID1342_TB279_11032024223620.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA FERREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "Iara Ferreira" "autor_email" => "iara.silva4@estudante.ifto.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107226 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 1342 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERATIVAS: O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA." "resumo" => "O ensino de ciências enfrenta desafios na contemporaneidade, especialmente na manutenção do interesse dos alunos diante de abordagens tradicionais. A introdução de jogos lúdicos emerge como uma estratégia pedagógica inovadora para tornar o aprendizado científico mais envolvente e acessível. O estudo, realizado no Colégio Estadual Osvaldo Franco durante um programa de iniciação à docência, demonstrou a eficácia desses jogos em promover um engajamento significativo dos alunos. A metodologia adotada incluiu a confecção de materiais como o disco de Newton e o telefone sem fio, além de jogos de roleta e exposição de caixas entomológicas. Através dessas atividades práticas, os alunos foram incentivados a explorar conceitos científicos de forma tangível e contextualizada, promovendo um aprendizado mais profundo e duradouro. Os resultados obtidos revelaram um aumento do interesse dos alunos, além do desenvolvimento de habilidades científicas essenciais, como o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os jogos lúdicos proporcionaram uma experiência educativa envolvente, permitindo aos estudantes compreenderem a importância da ciência no contexto da vida cotidiana. Espera-se que este estudo contribua para aprimorar as práticas pedagógicas, incentivando abordagens inovadoras centradas no aluno e capazes de transformar o ensino de ciências em uma experiência significativa e transformadora." "modalidade" => "Mostra de Tecnologia de Inovação Educacional" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD3_ID1342_TB279_11032024223620.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA FERREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "Iara Ferreira" "autor_email" => "iara.silva4@estudante.ifto.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }