O ensino de ciências enfrenta desafios na contemporaneidade, especialmente na manutenção do interesse dos alunos diante de abordagens tradicionais. A introdução de jogos lúdicos emerge como uma estratégia pedagógica inovadora para tornar o aprendizado científico mais envolvente e acessível. O estudo, realizado no Colégio Estadual Osvaldo Franco durante um programa de iniciação à docência, demonstrou a eficácia desses jogos em promover um engajamento significativo dos alunos. A metodologia adotada incluiu a confecção de materiais como o disco de Newton e o telefone sem fio, além de jogos de roleta e exposição de caixas entomológicas. Através dessas atividades práticas, os alunos foram incentivados a explorar conceitos científicos de forma tangível e contextualizada, promovendo um aprendizado mais profundo e duradouro. Os resultados obtidos revelaram um aumento do interesse dos alunos, além do desenvolvimento de habilidades científicas essenciais, como o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os jogos lúdicos proporcionaram uma experiência educativa envolvente, permitindo aos estudantes compreenderem a importância da ciência no contexto da vida cotidiana. Espera-se que este estudo contribua para aprimorar as práticas pedagógicas, incentivando abordagens inovadoras centradas no aluno e capazes de transformar o ensino de ciências em uma experiência significativa e transformadora.