A água é um importante recurso natural e por ser bastante utilizado nas mais variadas atividades humanas se torna um perigoso veículo de transmissão de doenças, sendo objeto de estudo em escolas da educação básica. O objetivo deste estudo é discorrer sobre a experiência adquirida com a aplicação de uma oficina na cidade de Guanambi-BA, intitulada: tratamento de água e doenças de veiculação hídrica. Discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto interdisciplinar de Química e Biologia, sob supervisão e orientação docente, realizaram a oficina em turmas do ensino médio de duas escolas públicas: uma estadual e outra federal. O conteúdo foi ministrado de forma teórica e experimental, com ênfase na interdisciplinaridade, contextualização e protagonismo dos alunos, trazendo as etapas do tratamento de água, doenças de veiculação hídrica e a importância da remoção de contaminantes para obtenção de água potável. Após cada apresentação, foi aplicado aos participantes um questionário aberto, em forma de entrevista e escrita, para obtenção de dados qualitativos. As respostas foram transcritas e utilizadas, juntamente com as observações dos ministrantes, como ferramentas para análise dos resultados. Essas informações e inferências realizadas pelos discentes do PIBID, evidenciam a viabilidade de trabalhar esse tema de maneira interdisciplinar em contextos educacionais variados, podendo contribuir para aprendizagem significativa de conteúdos que dialogam com essa temática.