O presente relato de experiência tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas a partir das atividades propostas pelo Programa de Residência Pedagógica - PRP inseridas dentro da realidade do novo Ensino Médio, utilizando da disciplina de eletiva de base “Maranhensidade em foco”, onde buscou-se pensar e desenvolver o ser “maranhense”, lançando um olhar para as colaborações do feminino para o processo de formação social do Estado, em seus mais variados espaços seja na cultura, educação saúde, política e literatura; no que tange a cultura, escolheu-se tratar a fundo a participação de Dona Teté e a importância de criar-se um espaço educativo acerca das diferentes manifestações culturais e religiosas no estado do Maranhão. O desenvolvimento da disciplina deu-se por meio do uso de metodologias ativas como a elaboração de oficinas, o estudo dirigido e o ensino multissensorial, incentivando o protagonismo estudantil dos alunos do primeiro ano. Observamos ao decorrer da disciplina um receptivo interesse dos estudantes acerca dos temas que permeiam a participação de Dona Teté na construção da sociedade maranhense, desde suas manifestações religiosas com o Divino Espírito Santo à sua grande influência no cacuriá, que lhe cedeu o título honorável de dama da cultura popular maranhense. Trabalhar a cultura maranhense voltada para o legado afro-brasileiro mostrou-se uma grata surpresa e o envolvimento dos estudantes gerou resultados que demonstram curiosidade e encanto dos jovens pelo Maranhão desconhecido e pelas práticas típicas, ratificando a importância de se tratar a história local e as nuances culturais dentro da salas de aula.