RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003: VIVÊNCIAS EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA/BA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107467 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 2295 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003: VIVÊNCIAS EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA/BA" "resumo" => "RESUMO: Este trabalho relata as experiências pedagógicas oriundas da participação como estudante-residente do Programa Residência Pedagógica- RP. Neste texto, estão as reflexões sobre os desafios e possibilidades para implementação da Lei 10.639/03 na turma multisseriada do 1º ao 3º ano, da escola Municipal Arthur de Almeida Passos, localizada na comunidade rural da Lagoa Queimada, município de Amargosa/BA. Considera-se que a aplicação da referida lei nos espaços escolares, contribuirá para o reconhecimento e valorização das identidades negras dos educandos. Assim, a partir da realização de várias atividades didático-pedagógicas, tais como: jogos, contação de histórias, pesquisas e exposição fotográfica que visavam a valorização e reconhecimento das identidades étnico-raciais dos educandos, as crianças revelaram total desconhecimento sobre o continente africano. Persistia alguns xingamentos e atitudes discriminatórias entre as crianças negras para enfrentar tal situação. Nas reflexões foram utilizados os textos de pesquisadores que discutem as temáticas das relações étnico-raciais, da África e das africanidades brasileiras, com os alunos, para o desenvolvimento de um conjunto de ações didático pedagógicas. Infelizmente, o cumprimento da exigência legal não faz parte do cenário de todas as instituições de ensino, que se isentando do dever, ganham status de cumplices nos processos de discriminação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2295_TB703_25042024181743.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAILANE DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "TAILANE" "autor_email" => "tailanes263@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107467 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 2295 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003: VIVÊNCIAS EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA/BA" "resumo" => "RESUMO: Este trabalho relata as experiências pedagógicas oriundas da participação como estudante-residente do Programa Residência Pedagógica- RP. Neste texto, estão as reflexões sobre os desafios e possibilidades para implementação da Lei 10.639/03 na turma multisseriada do 1º ao 3º ano, da escola Municipal Arthur de Almeida Passos, localizada na comunidade rural da Lagoa Queimada, município de Amargosa/BA. Considera-se que a aplicação da referida lei nos espaços escolares, contribuirá para o reconhecimento e valorização das identidades negras dos educandos. Assim, a partir da realização de várias atividades didático-pedagógicas, tais como: jogos, contação de histórias, pesquisas e exposição fotográfica que visavam a valorização e reconhecimento das identidades étnico-raciais dos educandos, as crianças revelaram total desconhecimento sobre o continente africano. Persistia alguns xingamentos e atitudes discriminatórias entre as crianças negras para enfrentar tal situação. Nas reflexões foram utilizados os textos de pesquisadores que discutem as temáticas das relações étnico-raciais, da África e das africanidades brasileiras, com os alunos, para o desenvolvimento de um conjunto de ações didático pedagógicas. Infelizmente, o cumprimento da exigência legal não faz parte do cenário de todas as instituições de ensino, que se isentando do dever, ganham status de cumplices nos processos de discriminação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2295_TB703_25042024181743.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAILANE DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "TAILANE" "autor_email" => "tailanes263@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }