RESUMO: Este trabalho relata as experiências pedagógicas oriundas da participação como estudante-residente do Programa Residência Pedagógica- RP. Neste texto, estão as reflexões sobre os desafios e possibilidades para implementação da Lei 10.639/03 na turma multisseriada do 1º ao 3º ano, da escola Municipal Arthur de Almeida Passos, localizada na comunidade rural da Lagoa Queimada, município de Amargosa/BA. Considera-se que a aplicação da referida lei nos espaços escolares, contribuirá para o reconhecimento e valorização das identidades negras dos educandos. Assim, a partir da realização de várias atividades didático-pedagógicas, tais como: jogos, contação de histórias, pesquisas e exposição fotográfica que visavam a valorização e reconhecimento das identidades étnico-raciais dos educandos, as crianças revelaram total desconhecimento sobre o continente africano. Persistia alguns xingamentos e atitudes discriminatórias entre as crianças negras para enfrentar tal situação. Nas reflexões foram utilizados os textos de pesquisadores que discutem as temáticas das relações étnico-raciais, da África e das africanidades brasileiras, com os alunos, para o desenvolvimento de um conjunto de ações didático pedagógicas. Infelizmente, o cumprimento da exigência legal não faz parte do cenário de todas as instituições de ensino, que se isentando do dever, ganham status de cumplices nos processos de discriminação.