Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

SER PROFESSOR(A) :A EXPERIÊNCIA E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EDUCACIONAL NO PIBID DE HISTÓRIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 03: Políticas públicas e identidade docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107330
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 481
    "inscrito_id" => 2867
    "titulo" => "SER PROFESSOR(A) :A EXPERIÊNCIA E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EDUCACIONAL NO PIBID DE HISTÓRIA."
    "resumo" => "A partir da experiência adquirida com os projetos e temáticas abordadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com turmas de primeiros e segundos anos do Novo Ensino Médio na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, zona urbana situada no município de Palmeira dos Índios, Alagoas, é apresentada neste trabalho a contribuição do Programa para a construção da identidade docente e a importância das novas propostas didáticas aplicadas em sala de aula. A pesquisa ocorreu por meio de observação participante amparada em Malinowski (1978), com o envolvimento do pesquisador e sua participação em campo, e a metodologia aplicada foi embasada nos pressupostos teóricos de Freire (1996) com a temática da autonomia educacional e seu amadurecimento dentro e fora do ambiente escolar de Pimenta (1997) e os saberes e práticas da docência focados na identidade do professor. Portanto, foi através da vivência em sala de aula juntamente com as teorias destes autores que se deu esta pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2867_TB481_25042024000138.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEISY NAIR ROCHA DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "JHEISY"
    "autor_email" => "jheisymenezes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107330
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 481
    "inscrito_id" => 2867
    "titulo" => "SER PROFESSOR(A) :A EXPERIÊNCIA E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EDUCACIONAL NO PIBID DE HISTÓRIA."
    "resumo" => "A partir da experiência adquirida com os projetos e temáticas abordadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com turmas de primeiros e segundos anos do Novo Ensino Médio na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, zona urbana situada no município de Palmeira dos Índios, Alagoas, é apresentada neste trabalho a contribuição do Programa para a construção da identidade docente e a importância das novas propostas didáticas aplicadas em sala de aula. A pesquisa ocorreu por meio de observação participante amparada em Malinowski (1978), com o envolvimento do pesquisador e sua participação em campo, e a metodologia aplicada foi embasada nos pressupostos teóricos de Freire (1996) com a temática da autonomia educacional e seu amadurecimento dentro e fora do ambiente escolar de Pimenta (1997) e os saberes e práticas da docência focados na identidade do professor. Portanto, foi através da vivência em sala de aula juntamente com as teorias destes autores que se deu esta pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2867_TB481_25042024000138.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEISY NAIR ROCHA DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "JHEISY"
    "autor_email" => "jheisymenezes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A partir da experiência adquirida com os projetos e temáticas abordadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com turmas de primeiros e segundos anos do Novo Ensino Médio na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, zona urbana situada no município de Palmeira dos Índios, Alagoas, é apresentada neste trabalho a contribuição do Programa para a construção da identidade docente e a importância das novas propostas didáticas aplicadas em sala de aula. A pesquisa ocorreu por meio de observação participante amparada em Malinowski (1978), com o envolvimento do pesquisador e sua participação em campo, e a metodologia aplicada foi embasada nos pressupostos teóricos de Freire (1996) com a temática da autonomia educacional e seu amadurecimento dentro e fora do ambiente escolar de Pimenta (1997) e os saberes e práticas da docência focados na identidade do professor. Portanto, foi através da vivência em sala de aula juntamente com as teorias destes autores que se deu esta pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.