Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

PIBID: A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO DIÁRIO DE BORDO NA FORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107507
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 781
    "inscrito_id" => 2909
    "titulo" => "PIBID: A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO DIÁRIO DE BORDO NA FORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ficou evidente a importância dos Diários de Bordo como instrumento fundamental para investigar o processo de formação docente inicial. Esses diários desempenharam um papel essencial no desenvolvimento profissional dos bolsistas, permitindo uma análise crítica e reflexiva dos recursos didáticos e do processo de ensino-aprendizagem, além de serem úteis na tomada de decisões concretas em sala de aula. Além disso, eles facilitaram a colaboração entre os participantes do programa, servindo como um elemento unificador entre a universidade, a coordenação do PIBID, os bolsistas e as escolas parceiras, promovendo o compartilhamento de experiências durante o período de inserção na escola e na instrução do docente em formação. Por conseguinte, torna-se essencial a inclusão dos Diários de Bordo na iniciação à docência, pois eles promovem a reflexão sistemática sobre as abordagens pedagógicas adotadas e incentivam uma cultura de aprimoramento constante, conforme evidenciado pelos resultados e discussões apresentados no estudo sobre a importância desse instrumento, portanto nesse contexto, é importante mencionar o embasamento teórico fornecido por Rafael Porlán e Gabriel J. Martín, cujo tiveram estudos na formação de professores, e os mesmos enfatizam a relevância dos diários na reflexão sobre práticas pedagógicas e no incentivo a uma cultura de aprimoramento constante na formação docente, também enfatizamos os conhecimentos de Tailine Penedo Batista acerca do PIBID e principalmente do diário de bordo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2909_TB781_27032024152419.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO GABRIEL DE SOUZA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "antonio.santos.2022@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107507
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 781
    "inscrito_id" => 2909
    "titulo" => "PIBID: A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO DIÁRIO DE BORDO NA FORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ficou evidente a importância dos Diários de Bordo como instrumento fundamental para investigar o processo de formação docente inicial. Esses diários desempenharam um papel essencial no desenvolvimento profissional dos bolsistas, permitindo uma análise crítica e reflexiva dos recursos didáticos e do processo de ensino-aprendizagem, além de serem úteis na tomada de decisões concretas em sala de aula. Além disso, eles facilitaram a colaboração entre os participantes do programa, servindo como um elemento unificador entre a universidade, a coordenação do PIBID, os bolsistas e as escolas parceiras, promovendo o compartilhamento de experiências durante o período de inserção na escola e na instrução do docente em formação. Por conseguinte, torna-se essencial a inclusão dos Diários de Bordo na iniciação à docência, pois eles promovem a reflexão sistemática sobre as abordagens pedagógicas adotadas e incentivam uma cultura de aprimoramento constante, conforme evidenciado pelos resultados e discussões apresentados no estudo sobre a importância desse instrumento, portanto nesse contexto, é importante mencionar o embasamento teórico fornecido por Rafael Porlán e Gabriel J. Martín, cujo tiveram estudos na formação de professores, e os mesmos enfatizam a relevância dos diários na reflexão sobre práticas pedagógicas e no incentivo a uma cultura de aprimoramento constante na formação docente, também enfatizamos os conhecimentos de Tailine Penedo Batista acerca do PIBID e principalmente do diário de bordo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2909_TB781_27032024152419.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO GABRIEL DE SOUZA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "antonio.santos.2022@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ficou evidente a importância dos Diários de Bordo como instrumento fundamental para investigar o processo de formação docente inicial. Esses diários desempenharam um papel essencial no desenvolvimento profissional dos bolsistas, permitindo uma análise crítica e reflexiva dos recursos didáticos e do processo de ensino-aprendizagem, além de serem úteis na tomada de decisões concretas em sala de aula. Além disso, eles facilitaram a colaboração entre os participantes do programa, servindo como um elemento unificador entre a universidade, a coordenação do PIBID, os bolsistas e as escolas parceiras, promovendo o compartilhamento de experiências durante o período de inserção na escola e na instrução do docente em formação. Por conseguinte, torna-se essencial a inclusão dos Diários de Bordo na iniciação à docência, pois eles promovem a reflexão sistemática sobre as abordagens pedagógicas adotadas e incentivam uma cultura de aprimoramento constante, conforme evidenciado pelos resultados e discussões apresentados no estudo sobre a importância desse instrumento, portanto nesse contexto, é importante mencionar o embasamento teórico fornecido por Rafael Porlán e Gabriel J. Martín, cujo tiveram estudos na formação de professores, e os mesmos enfatizam a relevância dos diários na reflexão sobre práticas pedagógicas e no incentivo a uma cultura de aprimoramento constante na formação docente, também enfatizamos os conhecimentos de Tailine Penedo Batista acerca do PIBID e principalmente do diário de bordo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.