Trata-se de um estudo que buscou analisar a contribuição da Gincana de Esporte, Arte e Lazer no trabalho com práticas corporais desenvolvidas na EEEFM Teodora Bentes em parceria com o Programa Residência Pedagógica da FEF/UFPA. Como estratégia metodológica, fez-se uso de uma pesquisa de campo, sobre a lente materialista histórica de investigação, cuja coleta de dados foi feita por meio de um questionário fechado aplicado a 265 alunos que participaram deste evento, realizado no interior da escola, em novembro de 2023. O resultado do estudo indica que houve uma contribuição significativa no trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física antes e durante a Gincana, pois a maioria dos alunos investigados revelaram que se sentiram estimulados a participar das diferentes atividades propostas, em especial as atividades recreativas e artísticas. A maioria dos alunos investigados nunca havia participado de evento que diferenciasse dos jogos escolares. O que nos mostrou resultados positivos, por meio da proposta desenvolvida na gincana que problematiza a superação do modelo tradicional de jogos escolares com base na pedagogia histórico crítica, cuja centralidade está em compartilhar conhecimentos historicamente e socialmente produzidos pela humanidade.