A gestão democrática assegura a participação e a decisão coletiva na tomada de decisão e nos encaminhamentos da estrutura escolar nos seus aspectos pedagógicos, administrativos, jurídicos e normativos. O presente estudo trata-se de uma pesquisa referente a organização e gestão de duas escolas de Bom Jesus-PI, e tem como objetivo investigar o posicionamento e a forma de gestão integrada nas escolas selecionadas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo onde fizemos uso da observação e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com os gestores de escolas da rede básica de ensino municipal e estadual, como instrumento de coleta de dados. Ambas as escolas possuem um Projeto Político Pedagógico (PPP) elaborado pela comunidade escolar, conhecido por toda a equipe, e que é regularmente utilizado em reuniões pedagógicas e quando necessário em encontros com os pais. Os gestores foram nomeados através de processos seletivos distintos - um por meio de teste seletivo típico para a rede estadual e o outro por indicação na rede municipal. Dessa forma concluímos que a gestão democrática tem se materializado nas escolas da cidade pesquisada de forma semelhante mesmo tendo como caminho normativo as esferas de poder público a qual pertence.