As narrativas pedagógicas sobre educação revelam diversas possibilidades para pensar a função social da escola na sociedade contemporânea. Deve-se, pois, ressaltar que não se trata de um tema novo, tendo em vista a sua importância ao longo da história da humanidade. Desta forma, o artigo tem como objetivo descrever e caracterizar a função social da escola a partir das narrativas pedagógicas sobre educação em John Comenius, Friedrich Fröebel e Paulo Freire. Não se trata de um estudo comparativo, sob o risco de incorrer em anacronismo histórico-temporal. Enquanto pesquisa qualitativa, o estudo tem como método uma revisão narrativa de literatura (método bibliográfico), de natureza exploratória, nos autores indicados, respectivamente, nas obras: ‘A Didática Magna’ (1649), ‘A Educação do Homem’ (1826) e ‘Pedagogia da Autonomia’ (1996). A relevância do estudo está nas contribuições que os autores e obras oferecem à história da educação em seus respectivos contextos históricos e socioculturais, em que a função social da escola é discutida. Os resultados indicam que a escola foi e continua sendo necessária ao desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos, independentemente das controvérsias que envolvem sua tessitura conceitual.