Este artigo apresenta, como relato de experiência, os resultados da pesquisa bibliográfica, documental e de observação participante, aplicada para regência assistida realizada por duas residentes do subprojeto do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação do Campus Colinas do Tocantins/IFTO. Tem como objetivo de analisar e demonstrar a relevância da implementação do Programa de Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Computação, o qual buscou a inserção dos estudantes em escolas de educação básica dialogando acerca das competências relacionadas à computação advindas da computação, como também de aspectos relacionados ao tema inclusão e diversidade de gênero. Buscou promover a vivência da realidade escolar em consonância com o embasamento da graduação, contribuindo para a formação de professores alinhados com a realidade com a educação Brasileira e reflexivos acerca das propostas curriculares na atualidade. Observou-se desafios encontrados na articulação do desejado e o encontrado na escola (currículo e infraestrutura), apontando a necessidade de (re)construção da prática docente constantemente. Demonstrou a relevância do programa enquanto estratégia de valorização das licenciaturas na medida em que promove a aproximação dos licenciandos com os profissionais atuantes, seja na orientação ou preceptoria.