RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICA DE COLINAS DO TOCANTINS-TO
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107660 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1048 "inscrito_id" => 2052 "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICA DE COLINAS DO TOCANTINS-TO" "resumo" => "Este artigo apresenta, como relato de experiência, os resultados da pesquisa bibliográfica, documental e de observação participante, aplicada para regência assistida realizada por duas residentes do subprojeto do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação do Campus Colinas do Tocantins/IFTO. Tem como objetivo de analisar e demonstrar a relevância da implementação do Programa de Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Computação, o qual buscou a inserção dos estudantes em escolas de educação básica dialogando acerca das competências relacionadas à computação advindas da computação, como também de aspectos relacionados ao tema inclusão e diversidade de gênero. Buscou promover a vivência da realidade escolar em consonância com o embasamento da graduação, contribuindo para a formação de professores alinhados com a realidade com a educação Brasileira e reflexivos acerca das propostas curriculares na atualidade. Observou-se desafios encontrados na articulação do desejado e o encontrado na escola (currículo e infraestrutura), apontando a necessidade de (re)construção da prática docente constantemente. Demonstrou a relevância do programa enquanto estratégia de valorização das licenciaturas na medida em que promove a aproximação dos licenciandos com os profissionais atuantes, seja na orientação ou preceptoria." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2052_TB1048_25042024181650.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elaine.ferreira@estudante.ifto.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107660 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1048 "inscrito_id" => 2052 "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICA DE COLINAS DO TOCANTINS-TO" "resumo" => "Este artigo apresenta, como relato de experiência, os resultados da pesquisa bibliográfica, documental e de observação participante, aplicada para regência assistida realizada por duas residentes do subprojeto do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação do Campus Colinas do Tocantins/IFTO. Tem como objetivo de analisar e demonstrar a relevância da implementação do Programa de Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Computação, o qual buscou a inserção dos estudantes em escolas de educação básica dialogando acerca das competências relacionadas à computação advindas da computação, como também de aspectos relacionados ao tema inclusão e diversidade de gênero. Buscou promover a vivência da realidade escolar em consonância com o embasamento da graduação, contribuindo para a formação de professores alinhados com a realidade com a educação Brasileira e reflexivos acerca das propostas curriculares na atualidade. Observou-se desafios encontrados na articulação do desejado e o encontrado na escola (currículo e infraestrutura), apontando a necessidade de (re)construção da prática docente constantemente. Demonstrou a relevância do programa enquanto estratégia de valorização das licenciaturas na medida em que promove a aproximação dos licenciandos com os profissionais atuantes, seja na orientação ou preceptoria." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2052_TB1048_25042024181650.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elaine.ferreira@estudante.ifto.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }