O presente trabalho desenvolvido no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal do Tocantins apresenta os resultados dos estudos desenvolvidos para compreensão acerca dos posicionamentos e opiniões das equipes dirigentes das unidades escolares públicas do município tocantinense de Araguaína, com ênfase na importância da imunização enquanto um direito de crianças e adolescentes. Em 2022, o Programa Residência Pedagógica e as atividades do estágio curricular revelam um ambiente escolar profundamente impactado pela pandemia da covid-19. Além das severas dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem, temos as professoras com grandes dúvidas para enfrentar um inédito cenário educacional. Portanto, a investigação de natureza qualitativa e quantitativa, conduzida por meio de uma pesquisa de opinião, desenvolveu-se a partir da aplicação de questionário online direcionado aos profissionais da educação, quais sejam, diretores e coordenadores que atuavam na direção escolar da rede municipal de ensino da Prefeitura de Araguaína, durante realização de uma Oficina Pedagógica do Projeto Central QualiTOPAMA, em maio de 2023. Para isso, primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico, por meio eletrônico, utilizando o banco de dados Scientific Electronic Library Online para identificar artigos que tratavam da questão da imunização em nosso país. Uma das conclusões, a partir dos dados pesquisados, foi que o desafio enfrentado pela escola e pelo professor reside no desenvolvimento de práticas pedagógicas fundamentadas na importância da educação científica baseada em evidências e da educação em saúde. Enfim, o cenário pesquisado confirmou algumas das razões que contextualizam a atual observância da queda da cobertura vacinal.