O ensino da genética é complexo e por este motivo a utilização de aulas experimentais no ensino dos conteúdos são extremamente necessárias na construção de conhecimentos, principalmente com materiais alternativos de baixo custo para facilitar o acesso dos professores. O objetivo deste trabalho é relatar a experiencia de uma aula prática de tipagem sanguínea foi aprimorar os conhecimentos adquiridos durante a aula teórica, além de apresentar uma nova metodologia dinâmica que pode ser realizada em ambientes diversificados e não apenas em laboratório. A foi realizada no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade VI Professora Antonina Milhomem (CMTO) com as turmas de 3º ano do Ensino Médio no turno matutino e vespertino, contemplou 2 turmas com respectivos 30 e 32 estudantes. O assunto abordado nesta aula foi sistema ABO e dividiu-se em 2 aulas de 50 minutos, em que na primeira aula foi explicado a temática de forma teórica com apresentação de slides e no segundo momento foi dividido a turma em 5 grupos de 4 estudantes para realização da prática. A metodologia aplicada fez com que os estudantes interagissem na aula de forma ativa, participando dos momentos e apresentando curiosidade sobre o assunto, além da aula ter proporcionado o debate de forma coletiva sobre os testes de tipagem sanguínea para resolver a situação proposta no estudo de caso. Os resultados obtidos na aula demonstram que as aulas experimentais são essenciais para estimular o pensamento crítico do estudante, além de tira-lo da rotina de aulas tradicionais cansativas.