INICIAÇÃO FILOSÓFICA NA ESCOLA BÁSICA: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107091 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "INICIAÇÃO FILOSÓFICA NA ESCOLA BÁSICA: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Para alcançar uma educação integral, sabe-se que não se deve apenas inserir novas metodologias nas aulas, mas sim, sabê-las aplicar de modo assertivo e significativo, para que o educando, através das aulas, possa se beneficiar de um convívio social direcionando-os para a construção de um sujeito autônomo, ético e social. Para isso, desenvolveu-se certas práticas filosóficas junto à escola Municipal Castro, localizado no bairro Xaxim, do município de Curitiba-PR, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o projeto “Filosofia na Infância: diálogos entre Filosofia e Literatura Infantil”. A promoção de práticas diversas da escola tradicional proporciona uma nova aprendizagem, que foi observada no decorrer das atividades. Assinala-se a mudança na compreensão sobre questões gerais e específicas, por meio de metodologias e com práticas pedagógicas que de modo lúdico e divertido, fixaram conceitos e conteúdos necessários para a convivência em sociedade e desenvolvimento das habilidades argumentativas, que trouxeram como resultado um envolvimento mais efetivo dos estudantes com questionamentos e comentários, autonomia para deliberar sobre situações cotidianas da sala de aula, curiosidade e investigação em busca da verdade sobre aquilo que escutaram alinhados a levantamento de hipóteses." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID709_TB61_22042024092707.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNYFFER PATRICIA DE SOUZA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JENNYFFER" "autor_email" => "jennyffer.ribeiro@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107091 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "INICIAÇÃO FILOSÓFICA NA ESCOLA BÁSICA: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Para alcançar uma educação integral, sabe-se que não se deve apenas inserir novas metodologias nas aulas, mas sim, sabê-las aplicar de modo assertivo e significativo, para que o educando, através das aulas, possa se beneficiar de um convívio social direcionando-os para a construção de um sujeito autônomo, ético e social. Para isso, desenvolveu-se certas práticas filosóficas junto à escola Municipal Castro, localizado no bairro Xaxim, do município de Curitiba-PR, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o projeto “Filosofia na Infância: diálogos entre Filosofia e Literatura Infantil”. A promoção de práticas diversas da escola tradicional proporciona uma nova aprendizagem, que foi observada no decorrer das atividades. Assinala-se a mudança na compreensão sobre questões gerais e específicas, por meio de metodologias e com práticas pedagógicas que de modo lúdico e divertido, fixaram conceitos e conteúdos necessários para a convivência em sociedade e desenvolvimento das habilidades argumentativas, que trouxeram como resultado um envolvimento mais efetivo dos estudantes com questionamentos e comentários, autonomia para deliberar sobre situações cotidianas da sala de aula, curiosidade e investigação em busca da verdade sobre aquilo que escutaram alinhados a levantamento de hipóteses." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID709_TB61_22042024092707.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNYFFER PATRICIA DE SOUZA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JENNYFFER" "autor_email" => "jennyffer.ribeiro@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }