Para alcançar uma educação integral, sabe-se que não se deve apenas inserir novas metodologias nas aulas, mas sim, sabê-las aplicar de modo assertivo e significativo, para que o educando, através das aulas, possa se beneficiar de um convívio social direcionando-os para a construção de um sujeito autônomo, ético e social. Para isso, desenvolveu-se certas práticas filosóficas junto à escola Municipal Castro, localizado no bairro Xaxim, do município de Curitiba-PR, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o projeto “Filosofia na Infância: diálogos entre Filosofia e Literatura Infantil”. A promoção de práticas diversas da escola tradicional proporciona uma nova aprendizagem, que foi observada no decorrer das atividades. Assinala-se a mudança na compreensão sobre questões gerais e específicas, por meio de metodologias e com práticas pedagógicas que de modo lúdico e divertido, fixaram conceitos e conteúdos necessários para a convivência em sociedade e desenvolvimento das habilidades argumentativas, que trouxeram como resultado um envolvimento mais efetivo dos estudantes com questionamentos e comentários, autonomia para deliberar sobre situações cotidianas da sala de aula, curiosidade e investigação em busca da verdade sobre aquilo que escutaram alinhados a levantamento de hipóteses.