A presente pesquisa se constitui em um relato de experiência que se vale de métodos descritivos e segue uma abordagem qualitativa. Compondo-se a partir das reflexões levantadas e dos conhecimentos empíricos adquiridos durante a aplicação do subprojeto “Eu conto aquilo que me contaram: a (re) contação de contos clássicos e contemporâneos em sala de aula”. Um subprojeto que tem como temática narrativas populares do folclore e objetiva a incorporação dessas narrativas no contexto educacional através da (re) contação de contos, clássicos e contemporâneos, justificando-se, para tanto, pela importância de valorizar a tradição da contação de histórias. Destacamos que esse subprojeto foi parte integrante do projeto teórico-prático "Do clássico ao contemporâneo: Práticas de Letramento Literário na Escola Através dos Círculos de Leitura", concretizado por meio do programa Residência Pedagógica (RP), edital 24/2022, em exercício no Campus XIII, Itaberaba-Ba, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Destacamos ainda as percepções acerca da Educação de Jovens e Adultos e a recepção da turma diante a temática trabalhada, considerando as narrativas orais do folclore como fonte de inspiração para obras contemporâneas. Acentuamos, por fim, a profunda relevância das experiências vivenciadas durante este período de imersão na docência, a importância compartilhar as experiências vivenciadas para a difusão das informações envolvendo a produção científica deste estudo, com a intenção de fomentar novos estudos.