No decorrer do curso de Licenciatura em Computação, os discentes passam por um processo de transição complexo e desafiador, deixando para trás o papel de estudante para experimentar o papel de professor, e nesse período surgem obstáculos significativos que contribuem para a construção da identidade docente. É um momento que envolve autoconhecimento e reflexão sobre o tipo de profissional que desejamos ser. Neste artigo destacamos a importância de programas como o Residência Pedagógica na formação dessa identidade, que por sua vez possibilita o discente a colocar em prática todo conhecimento construído durante o curso de graduação. O presente artigo tem como objetivo salientar elementos para reflexão sobre a identidade profissional do docente, além de enfatizar relatos de experiência vivenciados por duas licenciadas em computação no âmbito educacional, revelando os desafios e os impactos positivos que programas de iniciação a docência podem trazer, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. A construção da identidade docente durante a graduação é um processo único e crucial, que moldará não apenas a forma como futuros professores irão ensinar, mas também para serem agentes de transformação na área da educação.