A estratégia pedagógica de rotação por estação no contexto do ensino de biologia, direcionada aos métodos contraceptivos, surge como uma poderosa ferramenta para dinamizar a aprendizagem ativa e contextualizada. Dessa forma, objetivou-se com esse trabalho analisar a eficácia dessa abordagem por estações para a educação sobre métodos contraceptivos. A pesquisa foi do tipo qualitativa-descritiva, com informações reunidas através das respostas dos alunos sobre as atividades realizadas nas estações e do questionário aplicado ao final, onde os alunos puderam expor suas percepções sobre os conhecimentos adquiridos. Um total de 20 alunos, dos 28 que participaram da atividade, responderam ao questionário. A primeira estação voltada a pesquisa online sobre os métodos foi identificada como mais influente na aprendizagem. A metodologia no geral foi bem aceita, representada por 65% dos votos, indicando que essa proporcionou um ambiente de aprendizado efetivo. Além disso, 60 % dos estudantes ressaltaram que essa modalidade de ensino permitiu a facilitação do entendimento no conteúdo abordado. Portanto, esse tipo de abordagem educativa, promove o engajamento e a participação ativa dos alunos, proporcionando uma experiência transformadora da interação direta com diferentes estações, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada e contextualizada.