O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que busca integrar a formação de docentes para a educação básica, promovendo a interação entre a educação superior e as escolas de ensino fundamental e médio. Este relato descreve a participação de alunos do curso de Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Valença-BA, no PIBID. A metodologia utilizada é baseada em pesquisa qualitativa, por meio de relato de experiência, visando compartilhar aprendizados e reflexões sobre a participação no programa. Destaca-se a importância do PIBID na integração entre teoria e prática na formação de professores, bem como sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e de relacionamento interpessoal. Durante nossa participação no PIBID, tivemos a oportunidade de vivenciar de perto o cotidiano escolar, trabalhando em constante colaboração com professores e alunos da instituição parceira na qual atuamos. Essa imersão nos permitiu compreender as nuances do ambiente educacional, identificar suas demandas e contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas.