Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

VIVÊNCIAS E REFLEXÕES: APRENDER E ENSINAR

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁCTICOS, PRÁTICA DOCENTE Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107895
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 4013
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E REFLEXÕES: APRENDER E ENSINAR"
    "resumo" => "O PIBID oferece valiosas experiências formativas aos graduandos em licenciatura, conectando teoria e prática no ambiente escolar. No Subprojeto Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador, desenvolvido em parceria com o Colégio Estadual Duque de Caxias, na vigência do edital nº 23 de 2022, objetivo foi aprimorar a compreensão teóricometodológica dos referenciais que constituem a Geografia Escolar. Através de diagnósticos, reuniões periódicas de planejamento, encontros para leitura e discussão teórica, desenvolvimento de ações coparticipativas em sala de aula, os discentes puderam vivenciar o cotidiano da escola e realizar importantes reflexões sobre as características e desafios da prática docente em Geografia. Diante da relevância do Programa, é que este trabalho objetiva explorar exemplos de experimentações didáticas em turma do ensino fundamental da escola parceira do Subprojeto, destacando os recursos didáticos utilizados nas propostas de ação, como vídeo sobre Globalização e Jogos (Jogo de Tabuleiro). Os resultados indicam uma maior compreensão dos estudantes sobre o tema e o potencial dos recursos didáticos para promover a participação e o pensamento crítico. Em suma, o programa oferece uma valiosa oportunidade para os futuros docentes vivenciarem a prática da sala de aula e experimentarem diferentes abordagens metodológicas, preparando-os para tornar suas aulas mais dinâmicas, inclusivas e participativas, com o aluno como protagonista."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁCTICOS, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Portugûes"
    "arquivo" => "667d973840ad2_27062024134544.pdf"
    "created_at" => "2024-06-27 13:45:44"
    "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS OLIVEIRA BONFIM"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "lucas411938@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107895
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 4013
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E REFLEXÕES: APRENDER E ENSINAR"
    "resumo" => "O PIBID oferece valiosas experiências formativas aos graduandos em licenciatura, conectando teoria e prática no ambiente escolar. No Subprojeto Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador, desenvolvido em parceria com o Colégio Estadual Duque de Caxias, na vigência do edital nº 23 de 2022, objetivo foi aprimorar a compreensão teóricometodológica dos referenciais que constituem a Geografia Escolar. Através de diagnósticos, reuniões periódicas de planejamento, encontros para leitura e discussão teórica, desenvolvimento de ações coparticipativas em sala de aula, os discentes puderam vivenciar o cotidiano da escola e realizar importantes reflexões sobre as características e desafios da prática docente em Geografia. Diante da relevância do Programa, é que este trabalho objetiva explorar exemplos de experimentações didáticas em turma do ensino fundamental da escola parceira do Subprojeto, destacando os recursos didáticos utilizados nas propostas de ação, como vídeo sobre Globalização e Jogos (Jogo de Tabuleiro). Os resultados indicam uma maior compreensão dos estudantes sobre o tema e o potencial dos recursos didáticos para promover a participação e o pensamento crítico. Em suma, o programa oferece uma valiosa oportunidade para os futuros docentes vivenciarem a prática da sala de aula e experimentarem diferentes abordagens metodológicas, preparando-os para tornar suas aulas mais dinâmicas, inclusivas e participativas, com o aluno como protagonista."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁCTICOS, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Portugûes"
    "arquivo" => "667d973840ad2_27062024134544.pdf"
    "created_at" => "2024-06-27 13:45:44"
    "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS OLIVEIRA BONFIM"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "lucas411938@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O PIBID oferece valiosas experiências formativas aos graduandos em licenciatura, conectando teoria e prática no ambiente escolar. No Subprojeto Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador, desenvolvido em parceria com o Colégio Estadual Duque de Caxias, na vigência do edital nº 23 de 2022, objetivo foi aprimorar a compreensão teóricometodológica dos referenciais que constituem a Geografia Escolar. Através de diagnósticos, reuniões periódicas de planejamento, encontros para leitura e discussão teórica, desenvolvimento de ações coparticipativas em sala de aula, os discentes puderam vivenciar o cotidiano da escola e realizar importantes reflexões sobre as características e desafios da prática docente em Geografia. Diante da relevância do Programa, é que este trabalho objetiva explorar exemplos de experimentações didáticas em turma do ensino fundamental da escola parceira do Subprojeto, destacando os recursos didáticos utilizados nas propostas de ação, como vídeo sobre Globalização e Jogos (Jogo de Tabuleiro). Os resultados indicam uma maior compreensão dos estudantes sobre o tema e o potencial dos recursos didáticos para promover a participação e o pensamento crítico. Em suma, o programa oferece uma valiosa oportunidade para os futuros docentes vivenciarem a prática da sala de aula e experimentarem diferentes abordagens metodológicas, preparando-os para tornar suas aulas mais dinâmicas, inclusivas e participativas, com o aluno como protagonista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.