A INFLUÊNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES EM NAZARÉ DA MATA/PE.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107278 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 2466 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES EM NAZARÉ DA MATA/PE." "resumo" => "Este artigo propõe relatar e refletir acerca da experiência docente dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade de Pernambuco (UPE), do curso de Pedagogia, Campus Mata Norte, referente ao projeto “Voando nas Asas da Imaginação”, desenvolvido em turmas do Maternal e Jardim I e II da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves na cidade de Nazaré da Mata/PE. A base teórica e conceitual do projeto teve como referência; os conceitos de multimodalidade, multiletramento e ludicidade na educação infantil embasados em autores como : Yunes (1995), Martins (1988), Vygotsky (1989). Na pesquisa documental foram analisados o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 2001) e Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL, 2006). O Projeto teve por objetivo promover o engajamento dos alunos na leitura por meio de abordagens lúdicas aprimorando seu desempenho acadêmico e a construção de interações sociais. A Metodologia utilizada na vivência do Projeto foi a Pedagogia de Projetos, que segundo Fernando Hernández(1998), consiste em uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo a investigação e a ação pedagógica. Os resultados revelaram que as atividades pedagógicas realizadas de formas multimodais propiciaram a autonomia dos alunos quanto às habilidades e interesse pela leitura dentro e fora da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2466_TB362_28042024204431.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO DIOGO DE OLIVEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO DIOGO" "autor_email" => "sergio.diogooliveira@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107278 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 2466 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES EM NAZARÉ DA MATA/PE." "resumo" => "Este artigo propõe relatar e refletir acerca da experiência docente dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade de Pernambuco (UPE), do curso de Pedagogia, Campus Mata Norte, referente ao projeto “Voando nas Asas da Imaginação”, desenvolvido em turmas do Maternal e Jardim I e II da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves na cidade de Nazaré da Mata/PE. A base teórica e conceitual do projeto teve como referência; os conceitos de multimodalidade, multiletramento e ludicidade na educação infantil embasados em autores como : Yunes (1995), Martins (1988), Vygotsky (1989). Na pesquisa documental foram analisados o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 2001) e Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL, 2006). O Projeto teve por objetivo promover o engajamento dos alunos na leitura por meio de abordagens lúdicas aprimorando seu desempenho acadêmico e a construção de interações sociais. A Metodologia utilizada na vivência do Projeto foi a Pedagogia de Projetos, que segundo Fernando Hernández(1998), consiste em uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo a investigação e a ação pedagógica. Os resultados revelaram que as atividades pedagógicas realizadas de formas multimodais propiciaram a autonomia dos alunos quanto às habilidades e interesse pela leitura dentro e fora da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2466_TB362_28042024204431.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO DIOGO DE OLIVEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO DIOGO" "autor_email" => "sergio.diogooliveira@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }