: O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do uso pedagógico de ferramentas de informação e comunicação em tempo real na Educação a Distância - EaD, a partir da mediação tecnológica online vivenciada durante as oficinas da I Jornada Pedagógica; as atividades dos programas PROBEN/ID (Projeto Acolhimento Pedagógico: Leituras, Cantigas e Ações Sustentáveis para o Bem Viver) e as Rodas de Conversa mensais do Clube de Leitura do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos anos de 2022-2023. A metodologia do estudo constituiu-se como pesquisa bibliográfica e relatos de experiências. Os resultados demonstram a dificuldade de inserção de licenciandos de cursos EaD em Programas de iniciação à docência, estruturados para cursos presenciais e indicam que neste processo de dores e aprendizagens, as estudantes acabaram recriando formas de interagir e de vivenciar uma outra forma de docência desconsiderada pelos esses programas: a docência a distância.