O presente trabalho trata-se de relatos de experiências e tem como objetivo apresentar as experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, discutir as atividade realizadas, bem como a importância na formação inicial dos professores. A temática está associada ao que propõe o programa, voltado para experiencias de dois universitários de duas escolas, sendo elas: Escola Municipal P. Álvaro César De Carvalho e Escola Estadual Cacilda Braule Pinto. O tema escolhido é referente ao Carimbó: A prática da dança folclórica na escola. A metodologia aplicada trata-se da Educação Libertadora baseada nos conceitos de estudo de Paulo Freire, onde o educador traz o dialogo junto das ações, para que os estudantes tenham um desenvolvimento mais conversado. Por meio disto, os resultados se dão de forma clara onde os estudantes passam a levar adiante os conceitos e aprendizados de tal modalidade da dança, o que pode-se comprovar através dos registros. Nesse contexto, analisamos a partir das aulas que os mesmos possuíam dificuldades relacionadas a mobilidade corporal e autonomia, principalmente quando era voltado para praticas em publico. Logo, é notório que resultados apontam uma significativa mudança nestes ambientes escolares. Assim a praticas da dança popular na escola, estabelece um cenário onde é possível caminhar mais desenvolvido para o meio social.