BUSCANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE FÍSICA SOB O OLHAR DESCOLONIZADO: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107221 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 2045 "titulo" => "BUSCANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE FÍSICA SOB O OLHAR DESCOLONIZADO: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003" "resumo" => "RESUMO: Este artigo aborda a carência de representatividade étnico-racial e cultural no ensino de Física, ressaltando a predominância de teorias eurocêntricas e a falta de reconhecimento às contribuições de cientistas negros. Apesar das leis que exigem a inclusão da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas, a implementação eficaz é limitada. O artigo destaca a falta de inclusão das contribuições científicas e culturais dos povos africanos e indígenas nas formações de professores de Física, propondo estratégias para integrar uma abordagem antirracista em sala de aula. Dois exemplos de aulas são apresentados, visando desmistificar a ideia de que a ciência é exclusiva para homens brancos e promover a inclusão de todos os estudantes. O texto conclui enfatizando a importância de inspirar os estudantes com uma visão mais inclusiva e abrangente da Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID2045_TB273_19032024225000.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERNANDES PALMEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA F." "autor_email" => "millafernandespestana@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107221 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 2045 "titulo" => "BUSCANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE FÍSICA SOB O OLHAR DESCOLONIZADO: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003" "resumo" => "RESUMO: Este artigo aborda a carência de representatividade étnico-racial e cultural no ensino de Física, ressaltando a predominância de teorias eurocêntricas e a falta de reconhecimento às contribuições de cientistas negros. Apesar das leis que exigem a inclusão da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas, a implementação eficaz é limitada. O artigo destaca a falta de inclusão das contribuições científicas e culturais dos povos africanos e indígenas nas formações de professores de Física, propondo estratégias para integrar uma abordagem antirracista em sala de aula. Dois exemplos de aulas são apresentados, visando desmistificar a ideia de que a ciência é exclusiva para homens brancos e promover a inclusão de todos os estudantes. O texto conclui enfatizando a importância de inspirar os estudantes com uma visão mais inclusiva e abrangente da Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID2045_TB273_19032024225000.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERNANDES PALMEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA F." "autor_email" => "millafernandespestana@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }