RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O LUGAR DO PAPEL DA PRECEPTORA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO INICIAL DE RESIDENTE NA ESCOLA CAMPO DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE IRARÁ-BAHIA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107566 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 890 "inscrito_id" => 750 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O LUGAR DO PAPEL DA PRECEPTORA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO INICIAL DE RESIDENTE NA ESCOLA CAMPO DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE IRARÁ-BAHIA" "resumo" => "A formação em licenciatura constrói-se por meio de diferentes processos educativos e pedagógicos, os quais, formam o/a graduando/a/residentes para exercer a sua futura profissão de educador/a na perspectiva freiriana. Dentre os diferentes processos formativos dos/as estudantes/residentes, o estágio supervisionado, tem um papel muito importante na formação dos/as estudantes/residentes, sendo um meio pelo qual esses/as licenciandos/as tem a possibilidade de adentrar na cultura escolar. Desta forma, objetivamos evidenciar a relevância do papel da preceptora, como um dos tripés da formação do Programa Residência Pedagógica e suas implicações no processo formativo dos/as residentes na escola campo no município de Irará – Bahia. Nesta direção, o estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, através de observação participante, uso de questionário no período entre maio/2023 a março/2024, sobre as ações da preceptora destacando-se a sua constante dedicação, incentivo e empenho, tanto nas trocas de conhecimentos, quanto na efetiva organização do trabalho pedagógico, orientação e contribuições no processo formativo dos/as residentes. Portanto, a figura da preceptora no Programa Residência Pedagógica é um dos pontos fundamentais que contribuiu para o grande sucesso e adesão do Programa nas diversas escolas que se insere, tal e qual, na dimensão prática e efetiva da formação dos/as futuros/as professores/as." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID750_TB890_26042024205440.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINE PINHEIRO DE CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "MARINE" "autor_email" => "marinepinheiro23@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107566 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 890 "inscrito_id" => 750 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O LUGAR DO PAPEL DA PRECEPTORA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO INICIAL DE RESIDENTE NA ESCOLA CAMPO DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE IRARÁ-BAHIA" "resumo" => "A formação em licenciatura constrói-se por meio de diferentes processos educativos e pedagógicos, os quais, formam o/a graduando/a/residentes para exercer a sua futura profissão de educador/a na perspectiva freiriana. Dentre os diferentes processos formativos dos/as estudantes/residentes, o estágio supervisionado, tem um papel muito importante na formação dos/as estudantes/residentes, sendo um meio pelo qual esses/as licenciandos/as tem a possibilidade de adentrar na cultura escolar. Desta forma, objetivamos evidenciar a relevância do papel da preceptora, como um dos tripés da formação do Programa Residência Pedagógica e suas implicações no processo formativo dos/as residentes na escola campo no município de Irará – Bahia. Nesta direção, o estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, através de observação participante, uso de questionário no período entre maio/2023 a março/2024, sobre as ações da preceptora destacando-se a sua constante dedicação, incentivo e empenho, tanto nas trocas de conhecimentos, quanto na efetiva organização do trabalho pedagógico, orientação e contribuições no processo formativo dos/as residentes. Portanto, a figura da preceptora no Programa Residência Pedagógica é um dos pontos fundamentais que contribuiu para o grande sucesso e adesão do Programa nas diversas escolas que se insere, tal e qual, na dimensão prática e efetiva da formação dos/as futuros/as professores/as." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID750_TB890_26042024205440.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINE PINHEIRO DE CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "MARINE" "autor_email" => "marinepinheiro23@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }