Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de intervenção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de História, vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O conteúdo selecionado foi Ditadura Civil-Militar no Brasil, a partir do qual foi recortado tema Censura nos governos militares. A intervenção didática foi realizada numa turma de 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Ferreira Pinto, Feira de Santana, Bahia. Objetivamos problematizar o uso de fontes no ensino de história e sua exploração metodológica em sala de aula. Para tanto foram selecionadas fontes oficiais do Estado, em especifico a Lei N° 5.250 de 1967, que trata sobre a prática da censura no período da Ditadura civil-militar no Brasil, e o Projeto de Lei N°2630/2020, que pretendeu regulamentar a liberdade de expressão, responsabilidade e transparência na Internet. Para a fundamentação da proposta de intervenção mobilizamos categorias e conceitos da Educação Histórica, com destaque para o conceito epistemológico Evidência Histórica. Apesar de algumas dificuldades, após alguns ajustes metodológicos foi possível verificar um genuíno interesse e a participação de parte significativa dos estudantes, que acessaram pela primeira vez a íntegra de uma Lei, e através do exercício de evidenciação da fonte discutiram ativamente o que foi proposto. Os resultados apontam que a utilização de fontes em sala de aula pode viabilizar a criação de espaços de ensino-aprendizagem propícios para o desenvolvimento do pensamento histórico.