O USO DE FONTES NA EDUCAÇÃO HISTÓRICA: TRABALHANDO COM FONTES LEGISLATIVAS NO ENSINO MÉDIO
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107686 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1100 "inscrito_id" => 1987 "titulo" => "O USO DE FONTES NA EDUCAÇÃO HISTÓRICA: TRABALHANDO COM FONTES LEGISLATIVAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de intervenção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de História, vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O conteúdo selecionado foi Ditadura Civil-Militar no Brasil, a partir do qual foi recortado tema Censura nos governos militares. A intervenção didática foi realizada numa turma de 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Ferreira Pinto, Feira de Santana, Bahia. Objetivamos problematizar o uso de fontes no ensino de história e sua exploração metodológica em sala de aula. Para tanto foram selecionadas fontes oficiais do Estado, em especifico a Lei N° 5.250 de 1967, que trata sobre a prática da censura no período da Ditadura civil-militar no Brasil, e o Projeto de Lei N°2630/2020, que pretendeu regulamentar a liberdade de expressão, responsabilidade e transparência na Internet. Para a fundamentação da proposta de intervenção mobilizamos categorias e conceitos da Educação Histórica, com destaque para o conceito epistemológico Evidência Histórica. Apesar de algumas dificuldades, após alguns ajustes metodológicos foi possível verificar um genuíno interesse e a participação de parte significativa dos estudantes, que acessaram pela primeira vez a íntegra de uma Lei, e através do exercício de evidenciação da fonte discutiram ativamente o que foi proposto. Os resultados apontam que a utilização de fontes em sala de aula pode viabilizar a criação de espaços de ensino-aprendizagem propícios para o desenvolvimento do pensamento histórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1987_TB1100_19042024161238.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN CLAUDIO SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Jean" "autor_email" => "jean.claudio019@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107686 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1100 "inscrito_id" => 1987 "titulo" => "O USO DE FONTES NA EDUCAÇÃO HISTÓRICA: TRABALHANDO COM FONTES LEGISLATIVAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de intervenção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de História, vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O conteúdo selecionado foi Ditadura Civil-Militar no Brasil, a partir do qual foi recortado tema Censura nos governos militares. A intervenção didática foi realizada numa turma de 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Ferreira Pinto, Feira de Santana, Bahia. Objetivamos problematizar o uso de fontes no ensino de história e sua exploração metodológica em sala de aula. Para tanto foram selecionadas fontes oficiais do Estado, em especifico a Lei N° 5.250 de 1967, que trata sobre a prática da censura no período da Ditadura civil-militar no Brasil, e o Projeto de Lei N°2630/2020, que pretendeu regulamentar a liberdade de expressão, responsabilidade e transparência na Internet. Para a fundamentação da proposta de intervenção mobilizamos categorias e conceitos da Educação Histórica, com destaque para o conceito epistemológico Evidência Histórica. Apesar de algumas dificuldades, após alguns ajustes metodológicos foi possível verificar um genuíno interesse e a participação de parte significativa dos estudantes, que acessaram pela primeira vez a íntegra de uma Lei, e através do exercício de evidenciação da fonte discutiram ativamente o que foi proposto. Os resultados apontam que a utilização de fontes em sala de aula pode viabilizar a criação de espaços de ensino-aprendizagem propícios para o desenvolvimento do pensamento histórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1987_TB1100_19042024161238.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN CLAUDIO SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Jean" "autor_email" => "jean.claudio019@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }