Este estudo investigou a viabilidade da criação de Materiais Didáticos para Computação Desplugada no contexto do Programa de Residência Pedagógica em Licenciatura em Informática. Buscou-se compreender a relevância da Computação Desplugada na formação inicial de professores e identificar temas importantes para a sua aplicação no contexto educacional brasileiro. Uma pesquisa exploratória foi realizada para aprofundar o tema da intersecção entre tecnologia e educação. Através de uma revisão bibliográfica, o estudo delineou um panorama histórico sobre a relevância da tecnologia na educação formal e analisou as medidas tomadas pelo Brasil para assimilar tais desafios. Deste modo, foi identificado que a BNCC incorpora o uso de tecnologias digitais como ferramenta para o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. Destaca-se, também, a relevância da Licenciatura em Computação na formação de professores capazes de utilizar as tecnologias de forma crítica e criativa na sala de aula, desenvolver softwares educativos e objetos de aprendizagem. Os Materiais didáticos de Computação Desplugada podem ser ferramentas valiosas para o ensino de computação, especialmente se desenvolvidos em conjunto com outras disciplinas da educação básica.