O presente estudo refere-se a um relato de experiência acerca dos impactos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para licenciandas do curso de Letras na modalidade à distância do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Foram abordadas reflexões acerca da importância do contato inicial com o contexto da Educação Básica oportunizada pelo Programa para licenciandos na modalidade à distância, assim como agente contribuinte para permanência no curso. Nesse sentido, através de uma abordagem crítico-reflexiva, as discussões também foram pautadas em consonância às proposições presentes em Documentos Oficiais e nos pressupostos de Siemens (2004) à respeito do Conectivismo, Teoria da Aprendizagem proposta pelo autor. As experiências evidenciadas apontam contribuições positivas do PIBID para docentes em formação, sendo o Programa considerado importante meio para experienciar o cotidiano escolar, sobretudo, no que se refere à estudantes de cursos à Distância, pois agrega conhecimentos, incita análises e aperfeiçoa habilidades necessárias à atividade profissional, fatores importantes para formação inicial e construção da identidade docente.