Este estudo analisa a importância da biblioteca no contexto escolar, especialmente no ensino fundamental, destacando seu papel no desenvolvimento crítico e construtivo dos alunos. Por meio de observações e intervenções realizadas durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em escolas públicas de Teresina, Piauí, identificamos os desafios enfrentados, incluindo os impactos da pandemia de COVID-19. O texto destaca a relevância da biblioteca como ferramenta fundamental para a formação dos alunos, abordando questões como o acesso aos recursos, a integração com as práticas pedagógicas e o incentivo à leitura. Além disso, ressaltamos a importância de investimentos na estruturação e promoção de bibliotecas escolares, especialmente durante crises como a pandemia, para garantir o desenvolvimento educacional dos alunos em contextos adversos. Ao analisar os dados coletados destacamos a necessidade de políticas e práticas que fortaleçam a presença e o papel da biblioteca como um espaço essencial para o crescimento intelectual e acadêmico dos estudantes. A parte final aponta para a persistência e a resistência necessárias na busca por uma educação de qualidade, mesmo diante de desafios como os impostos pela pandemia, reforçando o papel transformador da biblioteca na formação dos indivíduos.