O presente texto apresenta um recorte dos resultados do subprojeto intitulado, “Práticas pedagógicas inovadoras no reforço do processo de alfabetização das séries iniciais”, desenvolvidos por discentes do Curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Universidade Federal do Pará, polo de Breves, localizado na Ilha do Marajó. O objetivo deste texto, é descrever e analisar os aspectos da prática pedagógica alfabetizadora para crianças que apresentavam dificuldade de leitura e escrita, partindo de palavras geradoras do espaço habitado. Para esse estudo, formula-se a seguinte questão: Como as práticas de ensino organizadas no âmbito do subprojeto contribuíram para o processo de alfabetização das crianças? Utilizou-se da metodologia qualitativa, sustentada pela revisão da literatura, análise de documentos e da pesquisa de pesquisa de campo, registrada a partir das vivências no ambiente escolar. Trata-se de um estudo com aproximação da pedagogia histórico-critica, que defende a escola como o espaço fundamental para apropriação do conhecimento sistematizado, suas formas mais ricas e elaboradas. Conclui-se que o trabalho realizado pelos discente bolsistas, ao seguir uma organização sistemática, com base teórica e prática, possibilitou as crianças participantes, a desenvolverem a leitura e escrita, apropriarem do sistema alfabético, e compreender a relação entre a palavra e o significado social. A trajetória, documentada ao longo do processo, indicam a necessidade de as escolas construírem um ensino dirigido intencionalmente planejado e sistematizado, para trabalhar com pequenos grupos de crianças que apresentam dificuldades de leitura e escrita nas séries iniciais.