Neste trabalho, nos propomos a compreender a articulação entre a educação superior e educação básica a partir de ações didático pedagógicas nas escolas da educação desse nível, destacando o papel destas como coparticipe do processo de formação inicial dos licenciandos, para que eles possam criar uma identidade pedagógica experienciando a elaboração de metodologias e práticas inovadoras, colaborativas e interdisciplinares, na percepção da indissociabilidade entre teoria e prática, bem como propiciar um espaço de formação continuada para os professores das escolas campo. Com isso estabelecemos nossos princípios para a formação de professores alinhados à Resolução CNE/CP nº 2/2019, quais sejam de: a) propiciar aos licenciandos o conhecimento profissional em suas áreas especificas de atuação; b) estabelecer a prática profissional desde o início do curso de graduação e c) estimular o engajamento profissional a partir da criação de uma identidade docente. Entendemos que este Projeto, o PIBID, busca não só fortalecer a parceria universidade e escola com a inserção do(a)s licenciando(a)s nas escolas-campos, mas também a valorização da formação de professores na instituição, e que contribuirá principalmente para propiciar ao(a)s licenciando(a)s a vivência em ações pratico-reflexivas realizadas no ambiente escolar e articuladas com a realidade da escola, integrando e atualizando o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) nas metodologias de ensino do cotidiano escolar.