A INSERÇÃO DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO(A)S LICENCIANDO(A)S EM PEDAGOGIA.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107107 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 18 "titulo" => "A INSERÇÃO DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO(A)S LICENCIANDO(A)S EM PEDAGOGIA." "resumo" => "Neste trabalho, nos propomos a compreender a articulação entre a educação superior e educação básica a partir de ações didático pedagógicas nas escolas da educação desse nível, destacando o papel destas como coparticipe do processo de formação inicial dos licenciandos, para que eles possam criar uma identidade pedagógica experienciando a elaboração de metodologias e práticas inovadoras, colaborativas e interdisciplinares, na percepção da indissociabilidade entre teoria e prática, bem como propiciar um espaço de formação continuada para os professores das escolas campo. Com isso estabelecemos nossos princípios para a formação de professores alinhados à Resolução CNE/CP nº 2/2019, quais sejam de: a) propiciar aos licenciandos o conhecimento profissional em suas áreas especificas de atuação; b) estabelecer a prática profissional desde o início do curso de graduação e c) estimular o engajamento profissional a partir da criação de uma identidade docente. Entendemos que este Projeto, o PIBID, busca não só fortalecer a parceria universidade e escola com a inserção do(a)s licenciando(a)s nas escolas-campos, mas também a valorização da formação de professores na instituição, e que contribuirá principalmente para propiciar ao(a)s licenciando(a)s a vivência em ações pratico-reflexivas realizadas no ambiente escolar e articuladas com a realidade da escola, integrando e atualizando o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) nas metodologias de ensino do cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID18_TB88_20032024170015.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLORIS VIOLETA ALVES LOPES" "autor_nome_curto" => "CLORIS" "autor_email" => "cloris-carlos@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107107 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 18 "titulo" => "A INSERÇÃO DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO(A)S LICENCIANDO(A)S EM PEDAGOGIA." "resumo" => "Neste trabalho, nos propomos a compreender a articulação entre a educação superior e educação básica a partir de ações didático pedagógicas nas escolas da educação desse nível, destacando o papel destas como coparticipe do processo de formação inicial dos licenciandos, para que eles possam criar uma identidade pedagógica experienciando a elaboração de metodologias e práticas inovadoras, colaborativas e interdisciplinares, na percepção da indissociabilidade entre teoria e prática, bem como propiciar um espaço de formação continuada para os professores das escolas campo. Com isso estabelecemos nossos princípios para a formação de professores alinhados à Resolução CNE/CP nº 2/2019, quais sejam de: a) propiciar aos licenciandos o conhecimento profissional em suas áreas especificas de atuação; b) estabelecer a prática profissional desde o início do curso de graduação e c) estimular o engajamento profissional a partir da criação de uma identidade docente. Entendemos que este Projeto, o PIBID, busca não só fortalecer a parceria universidade e escola com a inserção do(a)s licenciando(a)s nas escolas-campos, mas também a valorização da formação de professores na instituição, e que contribuirá principalmente para propiciar ao(a)s licenciando(a)s a vivência em ações pratico-reflexivas realizadas no ambiente escolar e articuladas com a realidade da escola, integrando e atualizando o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) nas metodologias de ensino do cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID18_TB88_20032024170015.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLORIS VIOLETA ALVES LOPES" "autor_nome_curto" => "CLORIS" "autor_email" => "cloris-carlos@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }