As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) estão se tornando, cada vez, mais presentes em nosso cotidiano. Assim se torna evidente os conceitos de segurança digital e Fake News na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse viés, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foi o responsável pela inserção dos discentes em uma instituição com a modalidade de educação de jovens e adultos, onde foram realizadas rodas de conversas para observar as dificuldades dos discentes; assim, foram realizado oficinas para se trabalhar os conhecimentos básicos da cultura digital, por fim, criou-se um PodCast com o intuito de fazer os discentes compartilharem os seus conhecimentos acerca da tecnologia. Através disso, pode-se perceber que, embora a Base Nacional Comum Curricular considere as práticas do letramento digital, estas ainda diferem de muitas realidades, inclusive a supracitada neste trabalho. Portanto, objetiva-se neste trabalho, a apresentação de um relato de experiência das práticas de ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito do PIBID, a partir de oficinas em uma Escola Estadual do Município de Angicos/RN, visando o despertar do letramento digital. Essas experiências tiveram como objetivo inserir a cultura digital junto aos estudantes dessa modalidade educacional da escola objeto da experiência.