Este texto descreve a experiência vivenciada nos laboratórios de Ciências da Natureza na Escola Estadual Gilberto Rola, comunidade rural da Maísa, em Mossoró/RN, por graduandas do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo que participam do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A atividade nos laboratórios foi conduzida a partir da implementação do projeto “Biodiversidade: conhecendo globalmente, agindo localmente”, direcionado à turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 4º Período (correspondente ao 6º e 7º anos) do turno noturno da referida instituição. Com o propósito de estimular uma participação mais efetiva da turma e promover aprendizagens significativas, foram empregadas aulas expositivas-dialogadas, atividades de pesquisa e práticas. Ao longo do desenvolvimento do projeto, verificou-se um aumento na participação e interesse dos alunos pelas atividades realizadas nos laboratórios. Simultaneamente, evidenciou-se a necessidade de uma ativação mais efetiva do laboratório de Biologia da escola, que ainda se encontrava em fase de organização. Diante disso, consideramos crucial a utilização de aulas práticas em laboratório no contexto da disciplina de Ciências, entendendo-as como um recurso pedagógico capaz de potencializar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Os desdobramentos dessa experiência demonstraram que os benefícios alcançados extrapolaram o aumento da qualidade na formação dos alunos da turma da EJA. Ao término do projeto, toda a escola foi beneficiada com a ativação dos laboratórios de Biologia, Física e Química