As aulas práticas são um recurso metodológico que facilita o processo de ensino e aprendizagem, despertando o interesse do discente pelo conteúdo abordado. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma aula prática sobre a produção do disco de Newton, desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental II, localizada no município de Araguatins-TO. A ação aconteceu por meio do Programa Residência Pedagógica, sendo dividida em dois momentos. No primeiro momento foram ministradas aulas teóricas sobre o conteúdo de cores, com estudantes do 9º da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho. No segundo momento foi realizada a produção do disco de Newton. O intuito da prática foi demonstrar que cada cor do disco de Newton se sobrepõe nos nossos olhos, produzindo a ilusão de que o disco aparenta estar esbranquiçado. Isso ocorre em função da cor branca ser composta pelas demais cores presentes no disco. Para produzirem o disco os estudantes utilizaram papelão, papel, cola, barbante, régua, lápis de cor e tesoura. No decorrer da atividade os educandos foram orientados pela residente sobre o passo a passo para construir o disco. Observou-se que as atividades práticas no cotidiano escolar tornam as aulas bem mais interessantes, proporcionando aos estudantes a oportunidade de participarem da aula, melhorando o desempenho e motivação dos mesmos. Portanto a aula prática é uma importante metodologia para ser utilizada na disciplina de Ciências, pois facilita o aprendizado dos conteúdos, além disso proporciona situações em que o aluno é atuante, permitindo que eles construam o seu próprio conhecimento.