O uso de jogos digitais tem conquistado cada vez mais um espaço na formação do conhecimento do educando e dos seus discentes, uma vez que, estas ferramentas possuem o modelo de novas estratégias pedagógicas, onde o educador tende a romper as dificuldades do ensino tradicional, levando para a realidade dos estudantes, práticas inovadoras de ensino, deixando as aulas mais atrativas e didáticas, minimizando as dificuldades da fixação de conteúdos repassados em sala de aula. Dessa forma, promover uma oficina de gamificação do conhecimento de ciências para aqueles que irão trabalhar com os jovens nascidos nesse mundo tecnológico é de grande importância acadêmica para a superação dos desafios diários enfrentados pelos docentes em suas salas de aula. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência atividades didáticas sobre gamificação desenvolvidas para formação de professores. A oficina foi realizada em etapas: breve introdução sobre a gamificação atualmente e como seria possível usar isso como uma estratégia de ensino; apresentação das plataformas de jogos virtuais que seriam utilizadas (Wordwall e Kahoot), o passo a passo de como criar jogos em cada plataforma e o passo a passo de como jogar; desenvolvimentos de jogos pelos participantes com auxílios dos ministrantes. Conclui-se que, a experiência de organização e desenvolvimento da oficina de jogos virtuais foi um importante exercício os participantes, pois, proporcionou um momento de trocas de aprendizagem e reflexões importantes a respeito da prática docente.