O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma modalidade de estágio diferente do convencional, pois além de inserir o acadêmico em diversas atividades que o prepara para a prática profissional docente, proporciona a formação crítica e reflexiva de professores. Com essa consideração, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência adquirida durante a realização do programa, assim como expor resultados adquiridos, experiências e aprendizados que foram necessários para isso. A metodologia utilizada foi o relato de experiência com base nos módulos existentes do PRP. Nesse sentido, para a primeira etapa foi preciso relatar o momento da ambientação do estágio. De modo geral, a ambientação é um suporte, para uma preparação dos caminhos a serem percorridos durante a etapa da regência. Em seguida, relata-se o segundo módulo, imersão no qual é desenvolvido o planejamento, participação e regência do residente. . Com essa base desenvolvida, na regência inicia-se às aulas, e compreende-se a realidade da prática docente, sendo possível refletir sobre as mazelas e prazeres da profissão. Por fim, a última etapa, a respeito do módulo de socialização, houve realização de comunicação, troca de saberes, conhecer novas perspectivas e práticas pedagógicas via eventos acadêmicos. Dado o exposto, pode-se compreender a participação no PRP como uma oportunidade única na formação acadêmica, onde a capacitação e orientações fornecidas foram intrínsecas para uma formação acadêmica prática eficiente, que proporcionou vivências científicas, multiculturais e sociais.