PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB): RECORTE DOS DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM BARREIRAS
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107480 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 1029 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB): RECORTE DOS DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM BARREIRAS" "resumo" => "O(a) professor(a) e a sua qualificação profissional são considerados elementos-chave para a mudança na qualidade do cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, ações na formação inicial como o Programa da Residência Pedagógica (PRP) são imprescindíveis. O propósito desta pesquisa foi avaliar as contribuições e os desafios vivenciados pelo núcleo da Residência Pedagógica (RP) “Identidade Profissional Docente”, ao longo do Edital 24/2022, tanto pelos residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, quanto pelas preceptoras da escola-campo do Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho, situado em Barreiras. Para a coleta de dados, utilizou-se pesquisa de campo do tipo descritivo, com uma abordagem quali-quantitativa, composta por meio de questionários para os residentes e preceptoras, totalizando 17 (dezessete) participantes. Foi possível observar uma forte aderência e protagonismo dos residentes em vivenciar as experiências formativas oferecidas pelo PRP. No entanto, foi destacado uma baixa interação entre a universidade e a escola-campo, no intuito de aprofundar relações interinstitucionais. As preceptoras mencionaram a incipiente oferta de cursos de formação continuada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Mesmo diante dos desafios enfrentados pelos residentes e preceptoras durante o processo do Programa, o núcleo da residência pedagógica se configura como uma experiência formativa para os licenciandos, oportunizando aos residentes o exercício da atividade docente para além da obrigatoriedade do estágio curricular. Ao passo que as preceptoras são instigadas a desenvolver habilidades e competências em sinergia ao intercâmbio de saberes derivada da experiência vivenciada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1029_TB726_29042024154908.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FÁBIO" "autor_email" => "faboliveira@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107480 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 1029 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB): RECORTE DOS DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM BARREIRAS" "resumo" => "O(a) professor(a) e a sua qualificação profissional são considerados elementos-chave para a mudança na qualidade do cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, ações na formação inicial como o Programa da Residência Pedagógica (PRP) são imprescindíveis. O propósito desta pesquisa foi avaliar as contribuições e os desafios vivenciados pelo núcleo da Residência Pedagógica (RP) “Identidade Profissional Docente”, ao longo do Edital 24/2022, tanto pelos residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, quanto pelas preceptoras da escola-campo do Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho, situado em Barreiras. Para a coleta de dados, utilizou-se pesquisa de campo do tipo descritivo, com uma abordagem quali-quantitativa, composta por meio de questionários para os residentes e preceptoras, totalizando 17 (dezessete) participantes. Foi possível observar uma forte aderência e protagonismo dos residentes em vivenciar as experiências formativas oferecidas pelo PRP. No entanto, foi destacado uma baixa interação entre a universidade e a escola-campo, no intuito de aprofundar relações interinstitucionais. As preceptoras mencionaram a incipiente oferta de cursos de formação continuada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Mesmo diante dos desafios enfrentados pelos residentes e preceptoras durante o processo do Programa, o núcleo da residência pedagógica se configura como uma experiência formativa para os licenciandos, oportunizando aos residentes o exercício da atividade docente para além da obrigatoriedade do estágio curricular. Ao passo que as preceptoras são instigadas a desenvolver habilidades e competências em sinergia ao intercâmbio de saberes derivada da experiência vivenciada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1029_TB726_29042024154908.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FÁBIO" "autor_email" => "faboliveira@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }