Considerando a importância da presença de metodologias que fomentem aprendizados significativos, aproximar os licenciandos da sala de aula e incentivar a utilização de atividades que fujam do contexto esperado de uma aula de matemática é essencial durante o período de formação de futuros professores da área, desta forma, o presente texto tem como objetivo relatar uma atividade que teve como objetivo a construção de conceitos do cálculo de forma significativa a fim de avaliar o quanto essa experiência pode favorecer o processo de formação de professores. A atividade consistiu na elaboração de um modelo de fractal tridimensional e provocou os alunos a pensarem quais conceitos matemáticos estavam acontecendo no processo, com a finalidade de apresentar a definição de Integral. Em seguida, os alunos avaliaram a atividade, as expectativas e a decorrência da disciplina. A partir das respostas obtidas, observamos que os alunos tinham muitos receios quanto à disciplina, mas que a atividade foi capaz de representar uma quebra de paradigmas. Os resultados analisados apontam que a proximidade dos licenciandos com o ambiente escolar pode ser capaz de fomentar discussões e propostas prósperas para o aprendizado da matemática, a fim de contribuir em experiências valiosas que poderão ser utilizadas a favor de um exercício da profissão mais qualificado.