O tema do artigo é resultado de um trabalho executado na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, localizada no município de Palmeira dos Índios - AL, situado aproximadamente a 130km da capital Maceió. Foi aplicado um subprojeto na escola, o qual foi proveniente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa é financiado pela Coordenação e Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), Órgão do Governo Federal. Havendo vínculo com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) - campus III, com a atuação de graduandos e professores do curso de licenciatura em Historia. Realizaram-se atividades na instituição, abordando conhecimentos sobre a história local, pontos históricos e diferentes sujeitos históricos. Entre as atividades desenvolvidas, houve uma aula sobre os Xukuru-Kariri e os quilombolas da comunidade Tabacaria; foram introduzidos questionamentos referentes às condições sociais de cada etnia e uma discussão com relação aos problemas que permeiam as comunidades indígenas e negras no País. Os materiais utilizados naquele momento foram composições musicais que representam cada grupo em suas letras. O autor norteador da análise e a execução do processo foi Malinowski (1984), com o método da observação participante. O propósito da pesquisa é apresentar o contexto como um exemplo em discussões relativas a questões étnico-raciais, através da História e da Música. O embasamento teórico se estruturou nos estudos de Albuquerque Jr. (2019), Caimi (2015), Chaves (2021) e Pesavento (2013).