Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POTENCIALIZADOR NA FORMAÇÃO DE DOCENTES

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as ações desenvolvidas ao longo dos períodos de atividades realizadas no subprojeto "Alfabetização em linguagem e em matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", aprovado pelo Edital CAPES n 24/2022, que instituiu o Programa Residência Pedagógica, e compõe o projeto institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). Destacamos a importância do PRP como formação docente e evidenciamos que o subprojeto foi proposto no componente curricular matemática, na qual foram elaboradas diversas atividades envolvendo oficinas de jogos matemáticos, feiras, encontros formativos, elaboração de materiais didáticos, entre muitos outros, buscando relacionar as experiências formativas com reflexões teóricas ao longo do percurso de graduação. Para este texto, daremos ênfase a duas atividades, as oficinas matemáticas e o circuito de frações, destacando o potencial dessas atividades para mobilizar as aprendizagens dos alunos do 6? ano e para o enriquecimento de nosso processo formativo, enquanto residentes.

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