O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por objetivo contribuir com a formação teórico-prática dos discentes dos cursos de licenciatura. Desta forma, o núcleo Florescer do PRP, da licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveu o seu subprojeto nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil que são o chão da formação inicial do pedagogo. O trabalho objetiva partilhar experiências vivenciadas durante o PRP e refleti-las do ponto de vista teórico-prático. Metodologicamente, o trabalho parte de uma abordagem qualitativa com enfoque hermenêutico, posto que considera a interpretação de textos, falas e sentidos identificados durante a trajetória da residente e da docente orientadora na residência pedagógica. A formação inicial foi desenvolvida conforme o subprojeto Ciranda Literária: ensinar e aprender a ler em diálogo com a literatura. A experiência resultou no aprimoramento da prática docente em sala de aula e no aproveitamento do arcabouço teórico adquirido nas formações com a docente orientadora, na atuação na escola-campo e ao longo da graduação.