O presente artigo tem como objetivo apresentar as vivências do programa Residência Pedagógica a qual nos permitiu adquirir conhecimentos práticos além da teoria, que contribuiu para a nossa formação docente, através do nosso projeto de intervenção com o tema: Alfabetização e Letramento leitura e escrita ,brincando também se aprende desenvolvido por nós enquanto residentes que tem como um dos objetivos do projeto é trabalhar em sala de aula a retextualização dos conteúdos trabalhados pela professoras, assim como nós residentes, mas de uma forma lúdica e prazerosa buscando sempre chamar a atenção dos alunos e promover o aprendizado, dessa maneira utilizamos os jogos pedagógicos, e recursos didáticos confeccionados visando a participação de todos os alunos como também o auxílio no processo de alfabetização e Letramento, que ao adentrar na escola e percebemos as dificuldades encontradas por algumas crianças foi pensado em como intervir de maneira que pudéssemos auxiliar na melhoria da aquisição de leitura e escrita dessas crianças, de forma simples e objetiva, vale ressaltar que ao finalizar o projeto podemos notar que ao serem estimulados através dos jogos e brincadeiras podemos perceber avanços e apontam resultados positivos obtidos pois , algumas crianças que tinham dificuldades em reconhecer letras do alfabeto, já conseguiam juntar sílabas, e se mostravam motivados e envolvidos nas atividades proposta.