O plástico é um material amplamente utilizado na sociedade moderna devido à sua versatilidade e durabilidade. No entanto, os impactos ambientais do plástico são significativos, ameaçando a vida marinha e a biodiversidade. Para combater esses impactos, é crucial adotar práticas de reciclagem e investir em alternativas sustentáveis. Portanto o presente estudo tem como objetivo promover a consciência ambiental através da exposição lúdico científica itinerante: química do cotidiano e sustentabilidade, apresentando a química existente nos plásticos e suas formas de reutilização através de brinquedos educativos recicláveis. A presente pesquisa foi desenvolvida em 2 etapas. Na 1ª etapa ocorreu a produção da maquete e dos brinquedos, ambos confeccionados com produtos reciclados, 2ª etapa consistiu na explicação química dos polímeros e exposição de todo material produzido, expostos em seis escolas da rede pública de Arapiraca e cidades circunvizinhas, com público de cerca 1630 alunos. Os brinquedos elaborados foram: vai-e-vem, porta lápis, avião, bilboquê, jogo das argolas e o boliche, ambos confeccionados utilizando garrafas PETs, resultando em uma apresentação lúdica e contextualizada nas escolas visitadas pelo município de Arapiraca e as cidades circunvizinhas. Pode-se concluir que a exposição obteve sucesso, no que diz respeito a passagem de conhecimento ao discentes das escolas visitadas pelo projeto, tornando o aprendizado dos alunos positiva e prazerosa, fazendo com que eles passassem a compreender os processos químicos por trás da produção do plástico, seu tempo de decomposição e seus danos ao meio ambiente, bem como a química existente nos plásticos biodegradáveis e o que torna ele mais benéfico.